Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67278

Compartilhe esta página

Título: Cores da Caatinga: ilustração científica na divulgação dos endemismos da avifauna no semiárido brasileiro
Autor(es): FIRMINO, Emanuele Rodrigues
Palavras-chave: Caatinga; Popularização da ciência; Aves endêmicas; Educação ambiental; Interdisciplinaridade; Arte e ciência
Data do documento: 28-Nov-2025
Citação: FIRMINO, Emanuele Rodrigues. Cores da Caatinga: ilustração científica na divulgação dos endemismos da avifauna no semiárido brasileiro. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A Caatinga é um dos ecossistemas mais biodiversos dentro das florestas tropicais sazonalmente secas. Apesar disso, permanece subestimada quanto à sua riqueza e negligenciada em planos de conservação. Consequentemente, a percepção popular do semiárido é superficial e estereotipada, o que contribui para uma visão reduzida de sua biodiversidade. Nesse contexto, a ilustração científica se apresenta como ferramenta eficaz para simplificar informações técnicas e cativar a atenção e o interesse do público em estratégias de popularização da ciência. Este estudo utilizou as aves endêmicas da Caatinga como modelo para a produção dessas estratégias, considerando seu potencial carismático e seu papel representativo na biodiversidade. Foram produzidas ilustrações de 13 aves endêmicas e, como produto desse material, foram realizadas i) atividades na semana da criança do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração do Parque Nacional do Catimbau; ii) uma exposição virtual imersiva “Cores da Caatinga”, na plataforma Artsteps e iii) uma ação escolar de educação ambiental com exposição presencial. Para avaliar o impacto das iniciativas e o conhecimento prévio dos participantes, aplicou-se um questionário aos públicos envolvidos. As ações apresentaram impacto positivo no aprendizado e na consciência ambiental dos participantes, e permitiram identificar lacunas de conhecimento que podem ser trabalhadas em futuras iniciativas de educação ambiental. De modo geral, a interdisciplinaridade e o uso de ferramentas digitais mostraram-se determinantes para o engajamento e o interesse do público, reforçando o potencial da divulgação científica para valorizar a biodiversidade da Caatinga e ampliar sua visibilidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67278
Aparece nas coleções:(CB) - TCC - Ciências Biológicas (Bacharelado)



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons